Quem somos:

Valinhos, SP, Brazil
Eu sou consultor de TI e a Walquíria, professora. O meu hobby é o tiro esportivo e o dela, a leitura. O nosso é o motociclismo.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Chegando no Chile

Cordilheira dos Andes
Como programado, no dia 07 de Janeiro sairíamos da Argentina para entrar no Chile atravessando a Cordinheira dos Andes. Para isso usaríamos o ¨paso¨ como são chamados os postos fronteiriços, Cardenal Antonio Samoré. A primeira cidade do Chile que entraríamos e que tínhamos hotel reservado era  Osorno. Osorno é uma província ( estado ) do país e sua capital é a cidade de Osorno. Fica nessa província, não muito longe da cidade e mais próximo ainda da fronteira, o vulcão Puyehue que em Junho último entrou em erupção e causou muitos estragos.
Parte dos problemas trazidos  é a imensa quantidade de cinzas que vemos por todo o caminho. É uma espécie de areia muito parecida com aquelas de praia quando são brancas e fofas. 
É muito claro o impacto que isso têm causado no turismo local. Ainda que muita gente esteja vindo, é possível ver por toda a extensão do caminho pousadas, hoteis e resorts com bastante vaga. Há ainda estabelecimentos abandonados pelos donos cuja falta de manutenção fica clara quando vemos a quantidade de cinzas tomando conta do imóvel. O impressionante é que tudo isso foi causado por um fenomeno natural do qual não se pode responsabilizar ninguém e a única coisa a fazer é resignarse perante a essa força e seguir em frente reconstruindo e convivendo com a nova situação. Coisas que as pessoas de lá estão fazendo bem. O caminho até Osorno não era longo - apenas 240 Kms.
Aspecto da travessia da C. dos Andes
Logo cedo levantamos e  consegui dar uma lavada na moto e tirar o pó acumulado durante a noite. Assim por volta das 09:30 hs já estávamos na estrada e o caminho seria em direção a Villa Angostura que já havíamos passado na vinda. Não demorou muito chegamos na fronteira Argentina onde tivemos que passar pelo processo de migração tendo nosso passaporte carimbado com o selo de saída e depois o processo de documentação do trâmite de saída da moto do país.
Chile-de-Moto - Mas o branco no chão não é neve. É cinza.
O processo todo levou por volta de 40 minutos. Saíndo da fronteira da Argentina, seguimos então para a travessia da cordilheira que foi bastante tranquila. Muitas curvas, subidas e descidas porém o que atrapalhou um pouco foi o vento que em determinados momentos era forte e também junto com ele vinham rajadas de cinzas soltas por todo lado.A temperatura estava baixa mas nada exagerada - na casa dos 10 graus.  O trajeto de travessia durou pouco - por volta de 40 kilometros cumpridos em 30 minutos com paradas para fotos.
Ao fim dos 40 kms. chegamos à fronteira do Chile onde novamente passamos por processo de migração e trâmite de entrada da moto. Imediatamente após o posto fronteiriço a temperatura começou a elevarse. Veio a fome e encontramos um bonito restaurante no alto do lago Puyehue.
Faixa de Pedra-Pome no lago Puyehue
Lá decidimos almoçar para depois seguirmos os 80 kms, restantes.
O interessante desse lago é que quando houve a erupção do vulcão, uma grande quantidade de pedra-pome foi lançada nele e como são leves ficam flutuando na água. Assim se pode notar grandes faixas de pedras boiando na água e ao se aproximar dessas faixas de pedra a impressão que se tem é que o chão está se movendo porque não se vê a água tamanha é a quantidade de pedra existente.
 Chegamos em Osorno por volta das 15:00 hs. O hotel, embora simples, era bonito e limpo com preço adequado. Serviu ao propósito de pernoitarmos. No final da tarde saímos para uma volta na cidade e tomamos sorvete. Assim foi a nossa entrada no Chile. O destino seguinte era Los Ángeles. E uma surpresa estava reservada - sem que soubéssemos.

2 comentários:

  1. Parece muito neve! Dá para enganar! rs
    Continue escrevendo! Estou curtindo muito acompanhar vocês!
    Um grande abraço e venham em segurança

    ResponderExcluir
  2. Esse ar de suspense é o que mata! rs
    Quando vai postar a surpresa? Estamos aguardando ansiosamente as cenas dos próximos capítulos dessa novela motociclística.
    Abraço

    ResponderExcluir